> TABOCAS NOTICIAS : 14 DE JUNHO

sexta-feira, 14 de junho de 2013

14 DE JUNHO

DIA DO SOLISTA - 14 DE JUNHO
Devido às invasões estrangeiras na Europa, a Igreja Católica procurou registrar, desde o século III, a variedade de manifestações culturais, já que os padres eram as únicas pessoas que sabiam grafar músicas. Até o século IV, todos os fiéis participavam das cerimônias, cantando, batendo as mãos e os pés, dançando discretamente e tocando instrumentos, como a harpa, órgão, sinos etc.
Para uniformizar o seu culto em todos os lugares, no século V, a Igreja Católica desenvolveu um estilo único e criou uma escritura musical exata. Assim, o papa Gregório I resolveu fundar a "Schola Cantorum", em Roma, onde os padres-compositores deveriam estudar. A partir de então, um coro profissional passou a exercer todas as funções musicais nas cerimônias religiosas. O canto litúrgico foi oficializado no início do século VII e essa música batizada, pelos monges de Solesmes (França), de "canto gregoriano", em homenagem ao papa falecido.
Qualificar o período medieval, que engloba os séculos VII ao XIII como a "Idade das Trevas", é um engano, pois, ao contrário, a sua rica produção cultural sintetizou os conhecimentos greco-romanos, germânicos, árabes, judaico-cristãos, bizantinos etc., em todas as áreas artísticas. No campo musical, temos uma pequena mostra da riqueza cultural do período com os cantos gregorianos criados para o culto católico.

DIA DE DEUS - 14 DE JUNHO
No cristianismo, Deus é o ser divino que criou e governa o mundo. É manifesto em três personalidades diferentes: Como Pai, como Filho e como Espírito. Ao Deus Trino crê-se em diferentes atributos entre eles o amor, o mais importante de todos (1 Jo 4,8 e manifesto assim por Paulo em 1 Co 13), a onipotência, a onisciência, a onipresença, a santidade, a Verdade (Jo 14:16), a justiça e a fidelidade.
A maioria dos cristãos acredita que Deus é espírito (João 4:24), incriado, onipotente e eterno. O criador e sustentador de todas as coisas, que resgata o mundo através de seu Filho, Jesus Cristo. Com este pano de fundo, a crença na divindade de Cristo e no Espírito Santo é expressa como a doutrina da Santíssima Trindade, que descreve uma única "substância" divina já existente como três pessoas distintas e inseparáveis: o Pai, o Filho (Jesus Cristo), e o Espírito Santo (I João 5:7) . De acordo com esta doutrina, Deus não está dividido, no sentido de que cada pessoa tem um terço de todo, mas antes, cada pessoa é considerada como sendo plenamente Deus (cf. Perichoresis). A distinção reside nas suas relações.

Deus como Ser Supremo
O termo Ente Supremo (em inglês: Godhead) é um termo que denota deidade ou divindade. Embora muitas vezes seja utilizado como sinônimo para Trindade, os dois não são sinônimos. O termo Godhead é utilizado apenas por algumas traduções da bíblia para o inglês (por exemplo, os King James Bible), e em apenas três passagens.
A natureza do ente supremo varia entre as várias denominações cristãs. Na maior parte dos ramos do cristianismo, incluindo o catolicismo, a ortodoxia, o anglicanismo e o protestantismo, a visão trinitarista prevalece: o ente superior é associado à Santíssima Trindade e a palavra é frequentemente utilizada como sinônimo para Trindade.http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-de-deus-14-de-junho-datas.html

14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue – World Blood Donor Day
Dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Criado em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO. Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue.
Conforme um documento da OMS, em todo o mundo são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhões dessas unidades são coletadas em países de média e baixarenda, onde vive 82 por cento da população mundial.
Além disso, e também a nível global, somente 39 países tem alcançado um nível de doações voluntárias de sangue suficiente para cobrir 100 por cento de seus requerimentos.
Segundo informação da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), os seguintes países nas Américas contam com bancos de sangue fornecido por doadores voluntários: Aruba, Bermuda, Canadá, Cuba, Curaçao, Estados Unidos, Ilhas Cayman e Suriname.
Outro problema é que nos países de renda baixa e média, mais de 43% das doações efetuadas por novos doadores provêm ainda de doadores pagos ou de familiares de pacientes que o fazem como reposição.
Apesar de todos os esforços, a disponibilidade de sangue permanece baixa nos países da América Latina e do Caribe. Mais ainda quando se considera que a OMS e a Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e Meia Lua Vermelha têm estabelecido que, para que um país possa satisfazer as suas necessidades de sangue, o número de unidades de sangue que se coleta deve corresponder a 3-5% de sua população. Na região, o recolhimento corresponde a 1,39% da população.
No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue. 89 por cento desse total é obtido em países de rendas altas. Fonte: Fundação Pró-Sangue / WBDD / PAHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário