> TABOCAS NOTICIAS : Anti-inflamatórios podem aumentar o risco de problemas cardíacos, ANVISA estuda mais controle

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Anti-inflamatórios podem aumentar o risco de problemas cardíacos, ANVISA estuda mais controle

Recentemente um estudo publicado pela pela revista científica “The Lancet”, mostra que é preciso tomar cuidado com o uso exagerado e prolongado do ibuprofeno e do diclofenaco. Segundo o levantamento, doses grandes desses remédios aumentam o risco de o paciente desenvolver problemas cardíacos.

A conclusão parte de um estudo amplo, envolvendo 350 mil pacientes, realizado por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde uma parte dos pacientes tomaram 150 miligramas de diclofenaco por dia – a dose máxima recomendada pelo fabricante. Outra parte dos pacientes ingeriu 2.400 miligramas de ibuprofeno diariamente – ou 12 comprimidos. A conclusão foi que, em média, o risco de um ataque cardíaco aumentou em um terço.

A prática da automedicação no Brasil tem levado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, a adotar ações rígidas para combatê-las, mas que para tornarem-se eficazes, terão torna-se ainda abrangentes.

O Brasil era um dos países campeões no mundo em consumo irracional de antimicrobianos (e de praticamente todos os medicamentos), onde, mesmo estando presente nas caixas destes produtos, os dizeres: “venda sob prescrição médica”, praticamente não havia cumprimento desta determinação.

Porém, a obrigatoriedade da prescrição dos antimicrobianos tem levado a um aumento no consumo de outros medicamentos, principalmente de anti-inflamatórios, o que poderá a levar a ANVISA a obrigar a escriturar todos os medicamentos de prescrição médicaFonte: JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário