> TABOCAS NOTICIAS : Como evitar ser vítima de golpes

terça-feira, 4 de junho de 2013

Como evitar ser vítima de golpes

A informação é a primeira linha de defesa do investidor contra golpes e outras irregularidades. Poucos cuidados básicos seriam su& cientes para evitar a maioria das reclamações e denúncias que chegam à CVM. Sem prejuízo de cautelas adicionais, resumimos abaixo os cuidados principais:

1. Investigue bem antes de investir.

a. A informação é a primeira linha de defesa contra golpes financeiros. Procure conhecer o mercado antes de investir, não apenas quando decide investir. 

A formação do investidor é uma atividade permanente. Além dos recursos oferecidos pelos participantes do mercado, consulte a área educacional do site da CVM (Proteção e Educação ao Investidor) ou o Portal do Investidor (www.portaldoinvestidor.gov.br).

b. Desconfie de promessas de retornos elevados com baixo risco. Rentabilidade e risco costumam andar de mãos dadas. Se é bom demais para ser verdade, provavelmente não o é.

c. Baseie sua decisão em questões objetivas. Golpistas são normalmente pessoas simpáticas e que estão habituadas a mentir, por isso, tenha um espírito crítico.

2. Veri& que sempre o OFERTANTE/INTERMEDIÁRIO:

a. Apenas instituições  financeiras autorizadas (bancos, distribuidoras, corretoras etc) podem oferecer operações no mercado de valores mobiliários, sendo possível consultá-las no site da CVM (em Participantes do Mercado).

b. Agentes autônomos de investimento devem ser contratados por INTERMEDIÁRIO registrado na CVM e atuando na distribuição e mediação de valores mobiliários.

c. Não há necessidade de registro na CVM para oferecer cursos em mercado de capitais, mas esse é um método muito utilizado por pessoas que não têm autorização para atuar na intermediação, de modo a se aproximarem do público e oferecerem seus serviços. Corretoras e outras instituições autorizadas a intermediar operações no mercado podem oferecer cursos e, concomitantemente, intermediar operações no mercado.

3. Tenha certeza de que entendeu os riscos e as características do investimento antes de investir.

a. Não tenha receio de fazer perguntas. Golpistas costumam questionar sua inteligência para compreender a proposta de investimento, na esperança de que “Características comuns dos golpes: rentabilidades atraentes, pouco detalhamento dos riscos, sentido de oportunidade que não pode ser perdida.” “Sequência comum de eventos: atraso nos pagamentos, dificuldade de contato com os responsáveis, promessas de regularização, assinatura de documentos  reconhecendo a dívida e perda dos  recursos aplicados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário