> TABOCAS NOTICIAS : DIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA - 07 DE JUNHO

sexta-feira, 7 de junho de 2013

DIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA - 07 DE JUNHO

Um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão, a "liberdade de imprensa" é direcionada aos cidadãos em geral e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.

De acordo com alguns autores, o termo "imprensa" pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social, embora, geralmente, refira-se a material escrito. De qualquer forma, a liberdade de imprensa corresponde a uma garantia menos geral que a "liberdade de expressão", que se aplica a todas as formas de comunicação (por exemplo, nas artes).

Cada governo tem competências para legislar em relação a esta matéria de forma a classificar os assuntos que devem ser do conhecimento público ou não, de acordo com os interesses governamentais (mesmo em sociedades democráticas, existe o segredo de Estado, por exemplo).

No mundo
Todos os anos, a organização Repórteres Sem Fronteiras estabelece uma classificação de países em termos de liberdade de imprensa. O Índice de Liberdade de Imprensa é baseado nas respostas aos relatórios enviados aos jornalistas que são membros das organizações parceiras do RSF, assim como especialistas afins, tais como pesquisadores, juristas e ativistas dos direitos humanos. 
A pesquisa faz perguntas sobre os ataques diretos aos jornalistas e meios de comunicação, bem como outras fontes indiretas de pressão contra a imprensa livre, como a pressão sobre os jornalistas ou organizações não-governamentais. A RSF é cuidadosa ao observar que o índice classifica apenas a liberdade de imprensa e não mede a qualidade do jornalismo em cada país.
Em 2009, os países onde a imprensa foi mais livre foram a Finlândia, Noruega, Irlanda, Suécia e Dinamarca. O país com o menor grau de liberdade de imprensa foi a Eritreia, seguido pela Coréia do Norte, Turcomenistão, Irã e Mianmar (Birmânia).

A imprensa nos países não democráticos
Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, mais de um terço da população mundial vive em países onde não há liberdade de imprensa. Surpreendentemente, estas pessoas vivem em países onde não existe um sistema de democracia ou onde existem graves deficiências no processo democrático. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-da-liberdade-de-imprensa-07-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário