> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Cerca de 59 milhões de crianças ficaram fora da escola em 2011

terça-feira, 11 de junho de 2013

MUNDO: Cerca de 59 milhões de crianças ficaram fora da escola em 2011


Cerca de 57 milhões de crianças em todo o mundo ainda estiveram fora da escola em 2011. A conclusão é do Relatório de Monitoramento Global do Instituto de Estatísticas da Unesco, divulgado nesta segunda-feira (10). Segundo o estudo, apesar de alto, o número caiu em 2 milhões em relação a 2010, quando 59 milhões de crianças não frequentavam aulas.

Os países da África Subsaariana respondem mais da metade do déficit e têm os piores índices de escolaridade. Na região, uma em cada cinco crianças com idade para cursar o ensino fundamental nunca foram à escola ou deixaram as aulas antes de se formarem.

Pelas tendências apontadas no relatório, das 137 milhões de crianças começaram o primário em 2011, cerca de 34 milhões provavelmente deixarão a escola antes de completar de atingir a última série. Com isso, o índice de abandono gira em torno de 25%, o mesmo do ano 2000.

Para piorar o cenário, o documento mostra que o montante de doações para a educação básica caiu, em média, 6% entre 2010 e 2011. Seis entre 10 dos principais doadores vão reduzir os repasses neste ano. No topo da lista dos países com maiores transferências de verbas, o Reino Unido ultrapassou os Estados Unidos como o maior doador do mundo, repassando US$ 708 milhões.

A Unesco apontou ainda que os fundos não estão indo necessariamente para os que mais precisam. Apenas U$ 1,9 bilhão foi alocado em países com baixa renda em 2011, ou seja, uma redução de 9% em relação ao ano anterior. Além disso, este valor não chega nem perto de cobrir o total necessário para a educação básica: U$ 26 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário