> TABOCAS NOTICIAS : Presidente venezuelano diz que Lula negocia encontro entre ele e Santos

sábado, 8 de junho de 2013

Presidente venezuelano diz que Lula negocia encontro entre ele e Santos

AFP - Agence France-Presse
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira que Lula está negociando um possível encontro entre ele e seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos. Foto: Pablo Cozzaglio/AFP Photo
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, nesta sexta-feira, que Lula está negociando um possível encontro entre ele e seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos.
"Lula entrou em contato com o presidente Santos para uma possível conversa cara a cara", disse Maduro em um ato público.
As relações entre Venezuela e Colômbia foram afetadas depois de Santos ter recebido na semana passada o ex-candidato presidencial opositor Henrique Capriles, que impugnou na justiça os resultados das eleições de 14 de abril, que Maduro venceu por uma diferença de 1,49% dos votos.
Santos disse nesta sexta em Londres que nunca teve a "intenção de provocar" Maduro ao receber Capriles e que, como democrata, se reúne tanto com o governo como com a oposição.
"Aqui não há bobos governando, há chavistas e bolivarianos", reagiu Maduro, ao afirmar que Santos sabe que "foi um erro o que fez" e que são os "fascistas da direita que desconhecem a democracia venezuelana" que não são democratas.
No entanto, o presidente venezuelano afirmou que está disposto a manter as "melhores relações" com a Colômbia e que seguirá apoiando o processo de paz que Bogotá negocia com a guerrilha das Farc em Cuba desde novembro de 2012.
Na terça passada, Capriles disse que Maduro não tem uma verdadeira vontade de cooperar pela paz na Colômbia e que é "cúmplice" de grupos armados ligados ao narcotráfico, em referência à guerrilha colombiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário