> TABOCAS NOTICIAS : julho 2014

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Truque do Joãozinho


UTILIDADE PÚBLICA: Mulher que mora no Ceará está a procura de sua mãe natural de Mairi-BA

Mariza Ferreira da Silva está a procura de sua mãe Matildes Ferreira da Silva. A mesma colocou Mariza na Instituição O.A.F em Salvador com três meses de vida com o intuito de retornar e nunca retornou.

Mariza foi na Instituição, pegou todos seus dados. Ela pede por gentileza para quem souber informações de sua mãe, que é de Mairi, entrar em contato com ela. Hoje Mariza tem 35 anos e mora no Ceará. 

Contatos: (88) 99206475 Tim; (88) 92331679 Claro.

Executiva do PT decide expulsar Luiz Moura

A executiva estadual do PT decidiu, por unanimidade, expulsar o deputado estadual Luiz Moura, suspeito de envolvimento com o PCC (Primeiro Comando da Capital). Em reunião na manhã desta quinta-feira, em São Paulo, integrantes do partido entenderam que o deputado não deu explicações sobre a acusação. Para o presidente estadual da legenda, Emídio de Souza, as acusações que pesam sobre Luiz Moura são graves e afetam a imagem do PT. "Não somos o Judiciário, não somos a polícia. Não precisamos esperar a investigação. Temos o direito e o dever de decidir e fiscalizar quem faz parte do nosso partido e quem o partido lança como candidato. Nós não temos tolerância com qualquer malfeito", explicou. O presidente do partido explicou que, para a expulsão se confirmar, o diretório estadual do PT precisa confirmar a decisão da executiva em uma reunião marcada para esta sexta-feira, 1º. Além do suposto envolvimento com o PCC, o PT alegou como motivo para a expulsão o fato de o deputado ter entrado com ação na Justiça para cancelar a convenção petista que escolheu os candidatos para as eleições. De acordo com a assessoria de imprensa de Moura, ele irá entrar com as ações necessárias na Justiça para tentar impedir o desligamento com o PT. Leia mais AQUI.

Marido é condenado a 9 anos de prisão por estuprar esposa

Do UOL, em São Paulo - Um homem foi condenado a nove anos, quatro meses e 15 dias de reclusão, em regime fechado, por ter estuprado a própria mulher, em Goianira, na região metropolitana de Goiânia. Segundo a juíza Ângela Cristina Leão, responsável pelo veredicto, o "matrimônio não dá direito ao marido de forçar a parceira à conjunção carnal contra a vontade".

De acordo com dados do processo, a mulher tentava a separação contra o desejo do homem. Brigas entre o casal também foram testemunhadas por pessoas próximas. No caso do estupro, o marido confessou ter ameaçado a mulher com uma faca e xingado-a, tentando constrangê-la.

Na sentença, a juíza afirmou que, embora haja no casamento a previsão de relacionamento sexual, o "referido direito não é uma carta branca para o marido forçar a mulher, empregando violência física ou moral". "Com o casamento, a mulher não perde o direito de dispor de seu corpo, já que o matrimônio não torna a mulher objeto", apontou no julgamento.

Em sua defesa, o marido alegou que, apesar da intimidação confessa, sua mulher teria aceitado praticar o ato sexual. Contudo, a juíza explicou que, mesmo sem a vítima oferecer resistência física, o crime de estupro é caracterizado, já que, "de um lado, houve a conduta opressora e agressiva do acusado; de outro, a conduta de submissão e medo da vítima".

Para a configuração do estupro não há, necessariamente, a coleta de provas físicas que demonstrem lesões ou indícios. "A palavra da vítima é uma prova eficaz para a comprovação da prática, corroborada pelas demais provas e fatos", como, no caso em questão, o depoimento das testemunhas sobre a conduta agressiva e usual do homem, afirmou Ângela Cristina.

O marido não pode recorrer da decisão em liberdade e está preso na Unidade Prisional de Goianira.

Duas escolas de arte, duas concepções de vida

Um amigo na França enviou-me dois álbuns repletos de fotografias de objetos ditos artísticos, postos à venda na conhecida casa de leilões Osenat, situada nas proximidades do Castelo de Fontainebleau, a 60 km de Paris.

Esses álbuns, totalizando mais de 60 páginas de tamanho avantajado (42x30 cm), comemoram “O Espírito do século XX”, ou seja, a intenção dos autores de apresentar aquilo que, segundo eles, de melhor se produziu em matéria de arte nos anos 1900.

Porém, folheando o material, fica-se horrorizado com a mediocridade, a feiura e o caráter disforme e mesmo grotesco dos objetos apresentados — mesas, cadeiras, lampadários, esculturas, quadros — tudo segundo os padrões da chamada “arte moderna”. Não posso deixar de lamentar a enorme decadência artística que se espelha nesses objetos, entretanto expostos como símbolos artísticos de um século. Naturalmente há exceções, mas são poucas.

Não podendo reproduzir aqui nem mesmo um pequeno número dessas aberrações artísticas, limito-me a estampar a que figura na capa de um desses álbuns, portanto com grande destaque.

O leitor é capaz de interpretar o que significa essa figura? Certamente não. Vou então ajudá-lo, com os dados fornecidos pela própria Osenat. Trata-se de madeira policromada, esculpida em 1947 por Joseph Savina, de acordo com o desenho fornecido pelo arquiteto Le Corbusier. O título da escultura é Ozon, nome da cidade dos Pirineus onde viveu esse arquiteto.

Parece impossível associar esse monstrengo a qualquer forma encontrada na natureza ou retamente idealizada pela imaginação humana. A sensação que causa é de profundo desagrado, como se um mistério mau se escondesse por detrás dessa cacofonia visual. Diante dele, a primeira reação é de fugir, para livrar-se de suas más influências.

* * *
Compare-se, de outro lado, a beleza arquitetônica da Prefeitura de Praga, na República Checa. Agrada profundamente a vista. A elevação e a sublimidade do gótico são associadas a uma leveza e a uma graça toda peculiar. Tem-se vontade de ficar olhando e contemplando indefinidamente, para ver se algo dessa harmonia penetra em nós.

Construída na primeira metade do século XIV, espelha bem o espírito da época medieval depois das invasões bárbaras, quando o risonho e atraente das construções ainda coexistia com a austeridade e seriedade das épocas anteriores, numa síntese admirável.

Fruto do espírito católico, é bem o contrário do neopaganismo que se espelha na primeira figura.
(*) Gregorio Vivanco Lopes é advogado e colaborador da ABIM 

Menino doa lucro de empresa para crianças

Fotos: divulgação 
Um menino visionário e de grande coração assumiu o compromisso de tornar esse mundo um lugar melhor para se viver
O norte-americano Vanis Buckholz criou uma empresa de reciclagem em sua cidade natal, Corona del Mar, na Califórnia, há 3 anos, quando tinha apenas 7 anos.
Com a My ReCycler Vanis se tornou um dos mais jovens eco-empreendedores do mundo.

A ideia surgiu na escola, quando aprendeu sobre a importância de reciclar e descobriu percebeu o tanto de coisas que poderiam ser reutilizadas que iam parar no lixo todos os dias.
Para montar o negócio ele contou com apoio dos pais.

“Meus pais disseram que iriam me ajudar e que nós deveríamos começar primeiro em casa. Eu fiquei muito surpreso com a quantidade de coisas que nós jogávamos fora. Depois de um tempo, comecei a guardar recicláveis de parentes e vizinhos”, conta o menino no site da iniciativa.

Logo ele começou a fazer a coleta para os amigos e recolher lixo na praia, nas ruas e nos parques, para separá-los em casa.
Ele conquistou tantos clientes que, hoje, percorre a cidade na caçamba de uma pick-up.

Doação
Quando a empresa cresceu, o menino decidiu doar 25% dos lucros para o Project Hope Alliance, que apoia crianças e famílias sem-teto do Condado de Orange.

“É muito fácil não fazer nada. Mas é muito bom fazer alguma coisa! Sempre digo a meus clientes que ‘qualquer coisa ajuda’. Mesmo uma simples garrafa”, conclui. Com informações do RazõesParaAcreditar e Super

BA> TRE nega pedido de aplicação de multa a Rui Costa


Em sessão na tarde desta quarta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reiterou a decisão do juiz Auxiliar da Corte, Luiz Salomão Amaral Viana, negando o pedido de aplicação de multa no valor de 50 mil reais ao candidato Rui Costa dos Santos (PT), que concorre ao cargo de Governador nas eleições gerais no estado. A cobrança foi solicitada pela Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia, que requereu ainda a aplicação da sanção ao candidato a Senador Otto Roberto Mendonça de Alencar e ao próprio Partido dos Trabalhadores (PT), também negada pela Corte. Segundo o autor da representação e do recurso no TRE, o Procurador José Alfredo de Paula Silva, os políticos teriam incorrido em propaganda eleitoral antecipada, durante eventos fechados do partido nas cidades de Jequié e Teixeira de Freitas, quando ainda estavam na condição de pré-candidatos. Os eventos, convocados originariamente para a discussão dos programas de governo junto aos afiliados, teriam sido utilizados, segundo o representante do Ministério Público Eleitoral, para alavancar as campanhas dos dois políticos. A alegação da defesa, aceita pelo Juiz Salomão Viana e acatada por unanimidade pelos demais membros da Corte, é que os encontros não ultrapassaram os limites estabelecidos pelo artigo 41-A da Lei 9.504/97, a Lei das Eleições.(Portal Política Livre)

Em entrevista a rádios, Dilma diz que "a verdade vai vencer o pessimismo"

Agência Brasil - A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, disse hoje (31), em entrevista a rádios da Bahia, que, caso seja reeleita, terá como prioridade a criação de novas oportunidades para a população e a oferta de mais serviços de qualidade, com a ampliação dos programas Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida. Em relação às críticas sobre a situação do país, Dilma respondeu que o “mote” de sua campanha será “a verdade vai vencer o pessimismo”, e comparou o atual momento com o que aconteceu na eleição que elegeu, em 2002, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois da vitória, Lula cunhou o slogan “a esperança venceu o medo”.

“O que vence o pessimismo é a verdade dos fatos”, disse Dilma. Para ela, há, de forma deliberada, um “processo de criação de expectativas negativas nocivo ao país”. A candidata voltou a negar a possibilidade de “tarifaço” depois das eleições de outubro e ressaltou que, diferentemente do que “os pessimistas” previam, não houve crise cambial no país nem racionamento energético, porque o Brasil fez “o dever de casa”. Segundo a presidenta, a inflação também está sob controle. “A inflação está caindo e vai fechar direitinho na meta, dentro da banda.”

Em relação ao Mais Médicos, Dilma disse que, num segundo governo, incluirá mais serviços de saúde no programa, com médicos especialistas e exames laboratoriais. “Queremos partir para a criação do serviço que garanta agilidade no atendimento do médico especialista, aquele que vai cuidar de um problema de coração, aquele ortopedista, e, ao mesmo tempo, garantir acesso a exames laboratoriais”, afirmou.

RJ: Confrontos no Alemão já deixaram 5 policiais mortos e 23 feridos neste ano

Agência Brasil - O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse que o governo continuará fortalecendo a política de pacificação no Complexo de Favelas do Alemão. Ele visitou a região para dar apoio e prestar solidariedade aos policiais, devido aos recentes confrontos ocorridos nas comunidades. Desde o início do ano até hoje (31) cinco policiais militares morreram e 23 ficaram feridos em confronto com criminosos na região.

Com os recentes conflitos entre militares e criminosos que ainda se escondem no complexo, o policiamento foi reforçado na região com 150 homens, dobrando o efetivo no patrulhamento diário nas ruas, nos becos e nas favelas à procura de criminosos. A ação conta com apoio de homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tropa de elite da corporação.

De acordo com Pezão, o governo vai continuar fortalecendo a política das UPPs com empenho e determinação. "Sabemos que a pacificação neste momento está sendo testada com esses incidentes. Vim até aqui para mostrar a minha solidariedade a vocês e às comunidades, e vamos fazer o que for preciso para manter a paz. Comigo não tem recuo. Eu vi o que a violência fez nessa região. Mas nada disso me desamina, isso só me fortalece", afirmou.

Investir em educação ???


Comissário sugere que passageiros se livrem de drogas antes do pouso

Avião da Jetstar (imagem meramente ilustrativa): Reuters
A empresa Jetstar emitiu nota oficial pedindo desculpas por um incidente ocorrido quando um avião da empresa se aproximava do aeroporto internacional de Sydney (Austrália). 
"Fomos informados que há cães farejadores de drogas e agentes do serviço de quarentena esperando no terminal doméstico. Se você precisa se livrar de alguma coisa com a qual não deveria estar, sugerimos o sanitário do toalete", disse, de acordo com o "Daily Telegraph", um comissário de bordo aos 210 passageiros - muitos deles estavam retornando de um festival de música em Byron Bay. 
Após o alerta, vários passageiros fizeram fila na entrada dos toaletes. 
Um porta-voz da companhia confirmou que a reportagem do jornal estava correta.
"As palavras usadas pela tripulação foram péssimas e não combinam com o padrão profissional que esperamos da nossa equipe", afirmou a empresa.
Na web, a atitude do comissario foi comemorada. Ele chegou a ser chamando de "bom samaritano".
A Polícia Federal da Austrália não se pronunciou sobre o caso.

Partidos reclamam da mão de ferro dos candidatos

Cláudio Humberto
Os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) têm mais em comum do que se imagina. Assim como o ex-presidente Lula não se cansa de reclamar que a sucessora não ouve ninguém, senadores e deputados do PSDB descem a lenha na postura do tucano Aécio Neves de decidir tudo sozinho. No PSB, o cenário não é diferente: Eduardo Campos não escuta nem a turma de Pernambuco.
SÓ ATRAPALHA
O PSB e PSDB reclamam que a centralização das decisões, além de não envolver aliados na campanha, fragiliza chances de chegar ao Planalto.
DEU NA MESMA
Alvo de queixas, a presidenta Dilma abriu uma brecha e marcou reuniões com presidentes de siglas aliadas, o que não mudou muito nas decisões.

Últimos presidentes do Botafogo acumulam prejuízos no clube

Bebeto de Freitas e Mauricio Assumpção têm algo em comum: deram muito prejuízo ao Botafogo
Gazeta Press
Com salários atrasados, jogadores do Botafogo voltaram a protestar antes de clássico
Bebeto de Freitas, ex-presidente do Botafogo, e Maurício Assumpção, o atual, travaram um duro e agressivo debate por meio da imprensa nas últimas semanas, por conta da enorme dívida que o clube carrega, em uma das situações mais complicadas desde a fundação. Apesar da troca de acusações, uma coisa pode ser constatada pelo balanço dos últimos anos: os dois dirigentes deram prejuízo para os cofres de General Severiano. 

Desde que Bebeto passou pelo comando do time, entre 2003 e 2008, e depois com a chegada de Maurício, de 2009 até agora, o acúmulo de déficits passa de R$ 360 milhões. Em todas essas temporadas o clube ficou no vermelho. Segundo especialistas em gestão desportiva, o rombo financeiro do alvinegro carioca vem de décadas atrás, bem como acontece em praticamente todos os brasileiros, e ambas as administrações gastaram mais do que poderiam.

"O clube tem um passivo absurdo desde muito antes desta gestão. Os dois gastaram muito e deixaram o clube no prejuízo. É difícil falar em melhor ou pior, mas o fato é que acabaram no negativo. Mas uma coisa me chamou muito a atenção no ano passado: mesmo com todos os problemas, o custo do futebol foi absurdo. Foi o que mais cresceu, percentualmente falando. Ele gastou muito, mesmo com problema fiscal monstruoso. E acabou com o maior déficit do futebol brasileiro de 2013: R$ 80 milhões de prejuízo", afirmou Amir Somoggi, consultor de gestão desportiva.

"E as receitas aumentaram pouco. O investimento não voltou para o clube. Claro que a gente tem de considerar que eles ficaram sem o Engenhão. Isso pesou muito. Mas foi irresponsável", completou.

Segundo levantamentos do consultor, que estão ao final da matéria, os déficits estão se acumulando desde o início da gestão de Bebeto, que chegou quando o passivo já existia. Ele lembra, no entanto, que os números podem ter outros significados além do que estão mostrando.

"É importante dizer que nem sempre um número significa apenas aquilo que estão mostrando. O que quero dizer é que o déficit de um ano pode ter coisas das gestões passadas. E um número mais positivo pode estar deixando problemas para as administrações futuras. Por exemplo, quando vem uma Timemania, se refinancia as dívidas e pode se acumular para outro presidente", explicou.

Para o coordenador de cursos da Fia e professor do curso de gestão da Federação Paulista de Futebol, Michel Mattar, o fato de não haver cobranças contribui para administrações irresponsáveis.

"Um acusando o outro não vai levar a lugar nenhum. O esforço do Mauricio Assumpção é de diminuir o prejuízo dele deste ano. Quando ele assumiu já tinha uma dívida incalculável. Ele tem de responder por sua gestão, claro. A dívida é uma bola de neve. A questão do Botafogo é simples: todos fizeram uma gestão irresponsável. Todos. Ninguém cobra responsabilidade, por isso sempre foi assim. Os torcedores também não cobram", afirmou o especialista.

O professor da GV e também especialista em gestão de clubes Pedro Trengrouse, no entanto, tem outra opinião sobre o assunto.

"Por incrível que pareça, o sistema de organização impede que o dirigente possa administrar bem. Será que o problema é o dirigente? Ou o problema é o modelo? É um absurdo imaginar que todos sejam incompetentes. Muita gente boa passou pelos clubes. Será que só no clube eles são ruins? É preciso fazer uma reflexão mais profunda sobre isso", defendeu.

"Não estou dizendo que necessariamente os resultados foram bons. Mas na época do Bebeto, por exemplo, ele conseguiu fazer uma baita reformulação na sede do Botafogo. O Mauricio também não vai mal. O Botafogo foi um time competitivo mesmo com todos os problemas. Trouxe o Seedorf, o Loco Abreu. Ambos, com o que tinham para administrar, fizeram boas gestões, na minha opinião. O dirigente não pode fazer milagre", completou. http://esportes.br.msn.com

Resultados do Botafogo, nos últimos dez anos, segundo estudo de Amir Somoggi. 
2003: - R$ 2 milhões
2004: - R$ 8 milhões
2005: - R$ 4 milhões
2006: - R$ 6 milhões
2007: - R$ 4 milhões
2008: - R$ 10 milhões
2009: - R$ 11 milhões
2010: - R$ 29 milhões
2011: - R$ 167 milhões
2012: - R$ 49,3 milhões
2013: - R$ 80,3 milhões

Juíza tira 34 dias da pena de Genoino, e STF decidirá sobre prisão domiciliar

A juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal Leila Cury descontou nesta quarta-feira (30) 34 dias da pena do ex-deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino (SP), um dos condenados no processo do mensalão do PT e que cumpre pena no presídio da Papuda, nos arredores de Brasília. Segundo dados da VEP, com os dias remidos (condenados que trabalham e estudam podem ter dias de pena descontados), Genoino já cumpriu um sexto da pena, exigência legal para a progressão de regime, e adquiriu em 20 de julho o direito de migrar para o regime aberto, cumprido em prisão domiciliar. Até agora, ele já cumpriu 8 meses e 16 dias da pena total de 4 anos e 8 meses. A decisão da juíza será enviada para o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, relator das execuções penais do processo do mensalão do PT. Ele julgará pedido da defesa de Genoino para mudar do regime semiaberto para o aberto e ir para casa cumprir pena Genoino foi preso em novembro do ano passado, mas passou mal dias depois e obteve direito a prisão domiciliar provisória. Desde 1º de maio deste ano voltou ao presídio por decisão do ministro do STF Joaquim Barbosa, que se baseou em laudos médicos e entendeu que não havia necessidade de ele continuar a se tratar em casa. No dia 25 de junho, o plenário do Supremo confirmou que Genoino deveria continuar na cadeia porque não poderia ter "tratamento diferenciado" em relação a outros detentos. Na ocasião, Barroso lembrou que Genoino teria direito a pedir progressão para o regime aberto a partir do dia 24 de agosto. Segundo Barroso, como não há estabelecimento penal específico no Distrito Federal para detentos do regime aberto, o ex-deputado teria benefício de cumprir a pena em casa. http://www.vozdabahia.com.br/

Com colchão de R$ 3 mil, craque Neymar é tratado como rei no Japão

Por ESPN.com.br- espn.com.br
Baleado, Neymar tem tapete vermelho e colchão de R$ 3 mil no Japão
O atacante Neymar chegou com status de popstar em solo nipônico - algumas mulheres, histéricas, ficaram enlouquecidas com a presença do ídolo.

Neymar foi recebido por uma multidão de fãs em Tóquio, no Japão

Recepcionado por mais de 700 pessoas no Aeroporto Haneda durante seu desembarque na noite desta quarta-feira, que na verdade era manhã de quinta no Japão, o atacante Neymar chegou com status de popstar em solo nipônico - algumas mulheres, histéricas, ficaram enlouquecidas com a presença do ídolo. Cansado pela viagem, o jogador participou de alguns programas de TV e foi tratado como rei, com direito até a travesseiros sob medida no hotel.

Com uma lesão nas costas causada em dividida com o colombiano Zuñiga, ocorrida em duelo pelas quartas de final do Mundial. Neymar ainda se recupera e, por isso, recebeu uma regalia extra em solo japonês. Seu colchão e travesseiros foram feitos sob medida, de acordo com informações obtidas pela reportagem.

Segundo os jornais japoneses, o camisa 11 do Barcelona teve que cancelar o comercial de colchões que iria participar no mesmo dia de sua chegada. O motivo seria cansaço pela longa viagem de deslocamento até o país nipônico. Os periódicos não avisaram quando a propaganda será regravada.

Em entrevista a um dos programas de TV, Neymar foi tietado pelos apresentadores, que vestiram camisas da seleção brasileira pediram autógrafos e foram ao delírio com a assinatura do ídolo. O brasileiro foi atencioso com todos e teve paciência para tirar fotos e retribuir o carinho dos japoneses.

Neymar viajou em companhia de alguns de seus parças, como Gil Cebola e Joclécio, além de membros de seu staff. O atleta foi ao Japão para gravação de alguns comerciais e passear - o colchão Air, que terá propaganda sua, custa a bagatela de 141 mil ienes, ou R$ 3 mil.

Abuso de álcool dobra risco de perda de memória


Lista de malefícios de beber em excesso acaba de ganhar mais um item. Estudo realizado com americanos constatou que o hábito pode dobrar risco de perda de memória grave mais tarde na vida. Os dados são do jornal The Guardian. Os cientistas questionaram 6.542 americanos de meia-idade sobre o seu consumo passado de álcool e avaliaram suas habilidades mentais ao longo de oito anos. Cientistas americanos criam minhocas resistentes ao álcool “Essa descoberta, de que as pessoas de meia-idade com uma história de problema com bebida mais do que dobra as chances de perda de memória quando são mais velhas, sugere que se trata de um problema de saúde pública que precisa ser tratado”, disse o pesquisador chefe Iain Lang, da Universidade de Exeter, Inglaterra. “Isso não quer dizer que as pessoas precisam se abster de álcool completamente. Além de uma dieta saudável, não fumar e manter um peso saudável, uma taça de vinho tinto pode até mesmo ajudar a reduzir o risco de desenvolver demência”, acrescentou Doug Brown, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Alzheimer's Society. (Terra)

Jovem de 15 anos cria aparelho que ajuda cegos a identificarem cores


Matías Apablaza, 15, é um estudante do Instituto Tecnológico del Comahue, da cidade de Neuquén, na Patagônia. O adolescente, que é fã do inventor Nikola Tesla e dos físicos Albert Einstein, Isaac Newton e Max Planck, criou um equipamento que pode ajudar pessoas cegas a "enxergar" cores. Apablaza desenvolveu um dispositivo portátil e de baixo custo que converte a cor (um conceito abstrato) em sons associados. Cada cor seria representada por um som diferente. O adolescente, que aprendeu a programar por conta própria vendo vídeos na internet desde os 9 anos de idade, buscou inspiração nos deficientes visuais de uma instituição que realiza trabalhos de macramé (técnica de tecer fios) e têm dificuldade para reconhecer as cores das linhas usadas. Os deficientes contaram a Matías Apablaza que os dispositivos existentes que distinguiam as cores eram muito caros e, portanto, inacessíveis para a instituição.

Avião cai em estacionamento de shopping nos EUA

Um avião de pequeno porte caiu no estacionamento de um shopping de San Diego, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (30), causando a morte de uma pessoa e deixando outra gravemente ferida, informaram as autoridades locais. A vítima fatal foi um homem de 80 anos que era passageiro da aeronave. O piloto, de 52 anos, teve ferimentos graves e foi encaminhado para um hospital. O avião pegou fogo após a queda, mas ninguém foi atingido pelo impacto. Segundo as autoridades, o avião era um Mooney M-20L de 1988. Um piloto de helicóptero que voava próximo ao local do acidente disse ter ouvido o piloto dizer por rádio que havia perdido a potência na decolagem. (G1)

Eleições 2014: 41% dos candidatos declaram ao TSE não ter nenhum bem

Dos 25.063 candidatos que apresentaram registro para disputar as eleições deste ano, 10.337 (41,2% do total) declaram à Justiça Eleitoral não possuir nenhum bem em seu nome. É o caso de Rui Costa Pimenta (PCO), único que não tem patrimônio entre os 11 candidatos à Presidência. Entre os candidatos a todos os cargos, 194 candidatos declaram possuir R$ 10 em bens, e 208 dizem possuir R$ 1. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que, para pedir o registro, todos os candidatos apresentaram uma declaração de bens assinada, com lista do patrimônio pessoal. Não há como o candidato ter deixado de entregar o documento. Uma eventual omissão ou fraude na declaração de bens só será analisada se o Ministério Público ou algum partido contestar o fato. Se não houver questionamento, o juiz eleitoral não avaliará a declaração de bens. "Eventuais falsidades ou incongruências na declaração de bens dos candidatos podem ser objetivo de investigação do Ministério Público ou dos partidos", afirma o TSE. A divulgação de bens está prevista na Lei das Eleições e a publicidade dos dados, que estão no site do tribunal, "atende ao princípio da transparência de informações e contribui para que o cidadão possa conhecer melhor os candidatos". (G1)

AMARGOSA-BA: Vereador suspeito de morte de bebê pede afastamento


O vereador suspeito de atirar e matar um bebê em Amargosa, a cerca de 200 km de Salvador, no dia 16 de julho, pediu afastamento da Câmara de Vereadores de Cachoeira, onde exerce mandato. A revolta popular causada pelo crime completa 15 dias nesta quinta-feira (31). Ao G1, a Presidência da Câmara informou que a solicitação foi protocolada no 22 de julho pelo vereador e vai até o mesmo dia do mês seguinte. Além de parlamentar, Carlos Raimundo de Jesus Cardoso também é policial civil. Ele trabalhava em Amargosa e foi transferido para Santo Amaro. No dia 24 de julho, a corregedora-chefe da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, chegou a informar que ele tinha ido para o município de Castro Alves, mas ela retificou a informação nesta quinta-feira. A morte gerou revolta entre os moradores, que resultou em 30 motos, 18 carros e um ônibus incendiados, além da delegacia da cidade, que teve os 14 presos custodiados na unidade soltos. O Coordenador do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Moisés Damasceno, informou nesta quinta-feira que 11 deles já foram recapturados. A delegacia está em reforma e os trabalhos da Polícia Civil são realizados em um prédio alugado na cidade. Carlos Raimundo de Jesus Cardoso, em depoimento na Corregedoria da Polícia Civil, negou ter atirado na criança. Apenas a perícia vai poder constatar a origem do disparo. Até esta quinta-feira, a Polícia Civil não tinha recebido o resultado da perícia realizada na arma do policial. O PM que estava com Cardoso no dia da morte da criança também foi ouvido pela delegada Andreia Cardoso. Os dois foram liberados após prestarem depoimento.

Candidatos do PT são os que mais gastam para conquistar voto

Segundo levantamento da ONG Contas Abertas, os candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) são os que vão pagar mais caro pelo voto do eleitorado nas eleições de 2014. A previsão do custo das campanhas eleitorais de todos os partidos para todos os cargos é de R$ 72,9 bilhões. Se o valor for dividido pelo quantitativo do eleitorado, é como se o voto de cada eleitor custasse R$ 510,76. O PT, cujos custos previstos das campanhas somam R$ 5 bilhões, contribuiria com R$ 35,04 por votante.

Valor semelhante será pago pelos candidatos do Democratas (DEM). Para conquistar cada eleitor, o partido pagará R$ 34,95. Os concorrentes do DEM pretendem gastar R$ 4,99 bilhões na campanha. Completa o ranking dos que menos vão se privar de recursos para ganhar o eleitorado, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O partido, que gastará R$ 4,7 bilhões com campanhas, contribuirá com R$ 33,16. 

Por outro lado, o Partido da Causa Operária (PCO), com apenas 46 candidatos cadastrados no TSE, vai contribuir somente com R$ 0,01 para garantir o sufrágio de cada um dos 142.822.046 eleitores. O custo das campanhas do PCO é de R$ 904 mil. No fim da lista ainda estão o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que pagará R$ 0,13 pelo voto de cada votante e o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), que deve gastar R$ 0,22 por eleitor. Fonte:Robson Pires

ITABUNA: LADRÕES ROUBARAM MAIS DE R$ 10 MIL DO ESCRITÓRIO DO DEPUTADO LUIZ ARGOLO

Na última terça-feira em Itabuna dois homens armados assaltaram um escritório político do deputado federal Luiz Argolo (SDD).
O escritório fica localizada na rua Juca Leão, próximo ao Grapiuna Tênis Clube. Segundo o boletim da Polícia Militar, os ladrões roubaram mais de R$ 10 mil.
Pelo o jeito o deputado Luiz Argolo está passando por uma maré de azar. http://www.politicosdosuldabahia.com.br

Vale lembrar que muitas lideranças que trabalharam na campanha do deputado em 2010 estão na bronca, pois não receberam o que foi acordado, a exemplo alguns proprietários de carro de som.

RN: Beneficiária do bolsa-família devolve cartão espontaneamente após conseguir emprego; exemplo para outros

O sentimento de coletividade parece ter sido o que inspirou Ana Paula.
Foi uma cena singular. Dona Ana Paula Araújo de Oliveira Bezerra de 26 anos de idade, moradora da Rua São João em Baixa do Meio distrito de Guamaré, casada e mãe de 02 filhos um de 06 anos e o outro de apenas 1 mês de vida. 

No início desta semana dia (22/07), a beneficiária dirigiu-se ao CRAS em Baixa do Meio, onde reside para pedir o cancelamento do seu benefício do Programa Bolsa Família, após ter começado a trabalhar. 

A atitude da beneficiária, surpreendeu funcionários da secretaria de Assistência Social, por tratar-se de um caso raro, e que serve de exemplo. 

-- “O dinheiro do Bolsa Família era usado para botar comida em casa e suprimiu minhas necessidades quando eu mais precisei. Não seria justo eu ficar com um benefício na minha mão que vai servir para ajudar quem não tem”, disse a beneficiária.  Fonte: Blog Guamaré em Dia.

Novo exame previne suicídio

Cientistas desenvolveram um novo exame de sangue que pode prevenir suicídios!
Eles descobriram uma alteração química de um gene chamado SKA2, gene que as pessoas com tendências suicidas têm em níveis mais baixos. Foto: reprodução

Em outras palavras, existe a possibilidade de os médicos preverem o risco de uma pessoa se suicidar utilizando um simples exame de sangue - e monitorar pessoas com maior probabilidade agirem contra si mesmas.

O gene
O gene SKA2 é expresso no córtex pré-frontal do cérebro - uma área envolvida na inibição de pensamentos negativos e de controlar o comportamento impulsivo.

Contudo, se não houver SKA2 suficiente, o receptor de hormônio do estresse não pode suprimir a liberação de cortisol, o "hormônio do estresse" no cérebro - o que leva a pensamentos suicidas.
Professor Zachary Kaminsky, da Esola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, disse:

"O suicídio é um problema de saúde pública evitável. Mas temos sido frustrados em nossos esforços de prevenção, porque não temos nenhuma maneira consistente para prever os que estão em maior risco de se matarem. Com um teste seremos capazes de conter as taxas de suicídio, identificando as pessoas e intervindo cedo o suficiente para evitar uma catástrofe. "

A pesquisa
Os pesquisadores analisaram as mutações no gene SKA2 em amostras cerebrais de pessoas mentalmente doentes, que morreram por suicídio - e, em seguida, compararam com indivíduos saudáveis.

Eles descobriram que os níveis de SKA2 foram significativamente menores em pessoas que se mataram.

E que dentro desta mutação comum, houve uma alteração que mudou a forma como este gene funcionou.

Os exames de sangue revelaram que havia altos níveis de mutação no gene SKA2 para as pessoas com um histórico de pensamentos suicidas ou tentativas.

Os pesquisadores então desenvolveram um modelo para prever qual dos participantes estavam experimentando pensamentos suicidas - ou tinha tentado suicídio com 80 por cento de certeza.

Aqueles com risco mais grave de suicídio foram previstos com precisão de 90 por cento.
Em pessoas mais jovens, os exames de sangue permitiram aos cientistas prever se uma pessoa tinha tentado o suicídio com uma precisão de 96 por cento.

"Precisamos estudar isso em uma amostra maior, mas acreditamos que podemos ser capazes de monitorar o sangue para identificar pessoas em risco de suicídio", garante o Professor Kaminsky.
A pesquisa foi publicada no The American Journal of Psychiatry. Com informações do Daily Mail.

Municípios podem inscrever experiências em premiação de educação em Direitos Humanos

A premiação visa a reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam a cultura de direitos humanos. 

Secretarias estaduais e municipais que tenham projetos sobre educação em direitos humanos têm até o dia 27 de agosto para concorrer à edição 2014 do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. A premiação visa a reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam a cultura de direitos humanos. 
A premiação será no valor de R$ 15 mil, concedida ao vencedor de cada categoria, além de diploma e troféu. A iniciativa é concedida a cada dois anos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e pelo Ministério da Educação, com a coordenação da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. 

Além dos órgãos gestores da educação em Estados e Municípios podem participar escolas públicas e privadas de educação básica; instituições de educação superior; organizações não governamentais; instituições sociais; entidades civis e setores de educação e cultura de empresas públicas e privadas. 

O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos será concedido nas seguintes categorias: As Secretarias de Educação na construção da Educação em Direitos Humanos; A Educação em Direitos Humanos na Escola; A Formação, a Pesquisa e a Extensão em Educação em Direitos Humanos; e A Sociedade na Educação em Direitos Humanos. 

Clique aqui para acessar dicas sobre como estruturar seu trabalho. Acesse aqui o regulamento. Fonte:Agência CNM

Prótese de silicone explode após mulher ser picada por mosquito

Sarah Wall - Reprodução/Twitter (SarahWall76)
Sarah Wall, de 36 anos, achou que já tinha vivido seu pior pesadelo quando descobriu um câncer de mama. Ela precisou fazer uma dupla mastectomia devido à doença, mas se recuperou. Tempos depois, contudo, Sarah foipicada por um mosquito em um dos seios, a ferida cresceu a ponto de explodir uma de suas próteses de silicone. 

"Eu estava no jardim quando um mosquito mordeu meu peito. Eu não tinha sentido nada direito, mas a mordida cresceu. Em quatro semanas tinha quadruplicado de tamanho. Parecia que eu tinha sido baleada", contou ao "NY Daily News". 

QUER SABER O QUE ACONTECE DE INUSITADO NO MUNDO? SIGA O PAGE AQUI!

Sarah foi até um hospital em Birmingham (Inglaterra), onde levou um outro susto. Quando o médico avaliou a ferida no seio dela uma das próteses de silicone simplesmente explodiu. 

"Fiquei horrorizada quando vi um buraco aberto no meu peito com um líquido preto escorrendo. Foi nojento, até molhou meus shorts", lembrou a mulher. 

Segundo o "NY Daily News", o médico de Sarah explicou que a picada causara uma infecção no tecido em torno da pele do implante, provocando a degeneração da prótese e o rompimento. 

O implante de Sarah foi removido e após seis meses uma nova prótese foi recolocada na paciente.
(Texto: Ana Clara Otoni)

Israel mobiliza mais reservistas e prossegue bombardeando Gaza

Bombardeiro israelense na Faixa de Gaza, em 30 de julho de 2014. O exército israelense anunciou que os Estados Unidos vão reabastecê-lo com munições para poder prosseguir com suas operações no reduto palestino. Foto: Mohammed Abed/AFP Photo

Israel decidiu mobilizar nesta quinta-feira 16.000 reservistas adicionais e continuou bombardeando a Faixa de Gaza, que na quarta-feira viveu um dos dias mais mortíferos desde o início da ofensiva israelense contra o movimento islamita Hamas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira que o exército seguirá destruindo os túneis na Faixa de Gaza destinados a realizar ataques contra Israel "com ou sem cessar-fogo".

"Estamos determinados a chegar até o fim desta missão com ou sem cessar-fogo. Não aceitaremos, portanto, nenhuma proposta que não permita ao exército acabar com seu trabalho", declarou Netanyahu no início de um conselho de ministros em Tel Aviv.

A mobilização dos reservistas ocorre após a intensificação da ofensiva na quarta-feira, durante a qual os tanques apoiados pela aviação prosseguiram com seu avanço ao centro do minúsculo território de 362 km2.

"O exército lançou 16.000 ordens de mobilização suplementares com o objetivo de permitir dar um alívio às tropas que se encontram em terra, o que eleva o total de efetivos de reservistas a 86.000", indicou o porta-voz militar, Moty Almoz.

Ao mesmo tempo, o exército israelense anunciou que os Estados Unidos vão reabastecê-lo com munições para poder prosseguir com suas operações no reduto palestino. LEIA TUDO AQUI

'Seja o resultado que for nesta eleição, vou trabalhar pela reforma política', afirma Rousseff

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias/por Marcos Russo
“A Bahia precisa continuar sendo esse suporte do governo federal para aprofundar a política de distribuição de renda”, afirmou a presidente da República e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), em entrevista à rádio Metrópole, nesta quinta-feira (31). A petista defendeu a continuidade da política assistencialista no estado, além de apostar no aumento da geração de empregos para os baianos. “Vamos continuar com o Bolsa Família, os demais programas sociais. Precisamos ampliar o número de empregos na Bahia. Para isso é fundamental infraestrutura”, ponderou. De acordo com a postulante, um dos pontos chaves do próximo governo é a reforma urbana. “Nós estamos investindo 5,9 bilhões de reais em reforma urbana. Uma cidade [Salvador] que levou 14 anos para fazer o metrô... A prioridade é concluir a Linha 1, como o trecho 2. Além disso, nós também queremos a construção do trecho três. Essa questão da mobilidade é essencial para nós. Eu tenho uma especial atenção pelos corredores transversais. São muitos investimentos nessa área” e voltou a citar a rótula soteropolitana, que apelidou de “rótula do quiabo”. “Eu sempre pensei que a rótula do Abacaxi era porque era uma situação que se vendia essa fruta naquele local mas, era uma situação muito complicada”, disse. Quando o assunto foi segurança pública, Dilma lançou mão da ação “bem sucedida” durante a Copa para projetar. “Temos hoje um grande legado da Copa. Essa integração é o grande legado que levamos da copa na área da segurança pública. As reuniões com secretários de todo o Brasil criou diretrizes para isso”, justificou. Ainda entre os planos de Rousseff para a Bahia estão a conclusão da ferrovia Oeste-Leste e o prosseguimento de ações para investir em infraestrutura. “A Bahia vai virar um polo naval. Um polo que vai produzir tanto plataformas, como navios. A Bahia tem uma localização extremamente estratégica”, prospectou. A presidente criticou o andar da oposição durante o mundial e, agora, durante a campanha. “Os momentos que antecederam a Copa são absurdos. Ele tem um apelo pré-eleitoral forte.

Menino de 11 anos atacado por tigre em zoológico no Paraná tem braço amputado

SÃO PAULO - Um menino de 11 anos teve um braço amputado após ser atacado por um tigre, no zoológico de Cascavel, no Paraná, na tarde desta quarta-feira. Segundo testemunhas, a criança ultrapassou a grade de segurança da área onde estava o felino. O menino, que mora em São Paulo, estava em Cascavel para passar as férias com o pai. Segundo a polícia, o pai chegou a ser preso, mas foi liberado depois de prestar depoimento.

Dois vídeos feitos por visitantes do zoológico, divulgados pela RPC TV, mostram o menino alimentando um leão, junto à grade da jaula do felino. No outro, imagens revelam o garoto correndo de um lado para outro, estressando o tigre que o atacou. Após o ataque, o tigre foi para uma área de isolamento do zoológico.

À polícia, o pai contou que estava cuidando do outro filho, de 3 anos de idade, e por isso não viu o garoto de 11 anos se aproximar da jaula. Ele foi detido por permitir que a criança se aproximasse da área não permitida do zoológico.

O menino está internado no Hospital Universitário de Cascavel. Ele chegou em estado grave e precisou ter um dos braços amputados devido à gravidade dos ferimentos. Em nota, a prefeitura de Cascavel disse que a criança ultrapassou a grade de segurança da jaula e foi atacado pelo tigre Hu.

“Segundo integrantes da equipe de cuidadores, o menor foi incentivado pelo próprio pai a correr em volta da jaula, dentro da grade de proteção, provocando o animal. O pai ignorou todas as placas de alerta de perigo e para evitar se aproximar do local e não ouviu apelos de quem o observava para cessar a brincadeira. Populares que assistiam à cena, gravaram a movimentação e avisaram os responsáveis, contrariados com o comportamento do pai da criança”, diz nota da prefeitura. R7- http://oglobo.globo.com/

PT decide hoje se expulsa deputado Luiz Moura

AE - A Executiva estadual do PT se reunirá hoje para concluir o processo de expulsão do deputado estadual Luiz Moura do partido. Suspenso há 60 dias, ele é alvo de suspeitas, por parte do Ministério Público Estadual, de fazer parte de um esquema de empresas para lavar dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Na reunião, Moura poderá novamente se defender diante dos colegas de partido. A decisão da Executiva ainda terá de ser votada pelo diretório, em reunião marcada para amanhã. “O PT deu ampla chance de defesa para ele (Moura). Ele vai ter mais uma chance nesta quinta”, disse ontem o presidente do diretório estadual do partido, Emídio de Souza.

Entretanto, ontem, o nome de Moura já não aparecia na lista dos integrantes do partido na Assembleia Legislativa no site do diretório. A assessoria de imprensa do PT informou que não tinha informações sobre a ausência - é a única falta na bancada de 22 membros.

Candidatura. Também ontem, o Tribunal de Justiça publicou decisão em que resolve arquivar agravo de instrumento proposto pelo PT contra a candidatura do deputado. Por força de uma decisão liminar, Moura conseguiu que a Justiça Eleitoral recebesse sua candidatura.

Ebola: o que é, quais os riscos e por que é tão fatal

O vírus ebola (Foto: AP Photo/CDC)
Já é a maior epidemia de ebola da história. Três países da África ocidental enfrentam um surto sem precedentes de uma das doenças mais fatais do mundo, e a chegada do vírus a um quarto país africano assustou as autoridades da área da saúde. Mas o que é o ebola, e quais os riscos que estamos correndo? Confira abaixo as principais dúvidas sobre o vírus e sobre o surto atual.
O que é esse ebola de que todo mundo está falando?
O ebola é um vírus particularmente fatal para humanos e outros primatas. Ele foi identificado pela primeira vez em 1976, em uma vila chamada Ebola, na República Democrática do Congo. Desde então, já foram 14 surtos da doença na África. Os cientistas identificaram cinco tipos diferentes do ebola, sendo que três são os mais perigosos: bundibugyo, sudão e zaire. A epidemia atual é do ebola-zaire. LEIA TUDO AQUI

IPIAÚ-BA: Estudante é esfaqueada em frente a escola

Uma estudante de 17 anos foi esfaqueada em frente ao Colégio Colégio Estadual de Ipiaú, cerca de 360 quilômetros de Salvador, na noite desta terça-feira (29). A adolescente teria sido atingida no abdômen por um estilete, durante uma briga com dois colegas. A estudante foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. O estado de saúde dela não foi divulgado. O delegado titular do município, Cristiano Mangueira, confirmou o caso ao Correio24horas, mas não informou maiores detalhes. Segundo ele, as causas da tentativa de homicídio ainda estão sendo investigadas. http://www.vozdabahia.com.br

A inteligência das mulheres aumentou mais que a dos homens durante o século XX, diz estudo

REDAÇÃO ÉPOCA
A física nuclear Irene Joliot-Curie e seu marido, o cientista Jean Frederic Joliot-Curie, na primeira metade do século XX. Quando a qualidade de vida aumenta, elas se beneficiam mais (Foto: Getty Images)

Viver bem faz bem para o cérebro. Os cientistas – e o senso comum – não têm dúvidas de que melhores condições de alimentação, moradia e lazer, no geral, trazem benefícios à cognição. Durante o século XX, a qualidade de vida melhorou, sobretudo nos países desenvolvidos. Taxas de desnutrição e mortalidade infantil despencaram, a expectativa de vida se elevou e as pessoas passaram a ter acesso a melhores e mais modernos tratamentos de saúde. As mudanças fizerem bem aos cérebros de todos. Uma parcela da população, no entanto, se beneficiou mais que outra. De acordo com um novo estudo publicado no periódicoProceedings of the National Academy os Sciences, as capacidades cognitivas das mulheres melhoram mais que as dos homens quando aumenta a qualidade de vida. “Quando as condições de vida melhoraram, também melhoram as habilidades cognitivas de mulheres e homens. Mas as mulheres foram as maiores beneficiadas”, disse Agneta Herlitz, coautora do estudo e psicóloga do Instituto Karolinska da Suécia.

ARATACA-BA: Prefeito ameaça cortar buzú de romeiros se ex-primeira dama embarcasse

A ex-primeira dama de Arataca, Katiana Oliveira, foi barrada nesta quarta-feira (30) de participar de uma excursão com destino a Bom Jesus da Lapa, município do sul baiano frequentado por devotos católicos do santo que leva o mesmo nome.
Segundo reportagem do site Políticos do Sul da Bahia, a ordem de impedir Katiana partiu do atual prefeito de Arataca, Ferlur Mansur (PMDB), que bancou o ônibus com recursos da prefeitura. 
Ao tentar embarcar, o organizador da romaria devolveu o dinheiro investido pela ex-primeira dama e informou que foi por orientação do gestor peemedebista.
Ainda conforme a reportagem, o prefeito ameaçou cortar o patrocínio do veículo, caso a ex-primeira dama embarcasse no ônibus. 
Katiana é casada com o ex-prefeito Agenor Birschner (PP), principal opositor de Mansur no município.
Opositores do alcaide acusam o prefeito de perseguição política, já que o político teria ficado com receio de a ex-primeira dama influenciar os romeiros de Arataca. http://amarelinho10.blogspot.com.br

ITAGIMIRIM-BA: Dívida teria motivado assassinato de prefeito

Foto: Portal do Extremo Sul
A principal linha de investigação para o assassinato do prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), é dívida. Ele foi morto na noite da última terça-feira (29), quando conversava com um familiar em um bar no centro da cidade do sul do estado. Atingido por seis tiros, ele foi operado no hospital Regional de Eunápolis, mas morreu no centro cirúrgico. De acordo com a delegada Valéria Fonseca, à frente da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior, de Eunápolis, se apurou que o prefeito devia a algumas pessoas, entre elas ciganos. “Crime político está descartado, inicialmente”, disse a delegada. BN

Diário Oficial publica aposentadoria de Joaquim Barbosa

Foto: Gervásio Baptista/ SCO/ STF
A aposentadoria de Joaquim Barbosa como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União. 
A partir de hoje, Barbosa deixa de fazer parte da Corte e não volta de seu período de férias, que se encerra também hoje. A volta das sessões no STF, após período de recesso, está marcada para amanhã. Antes de deixar o tribunal, Barbosa marcou também para sexta-feira a eleição para definir o nome do próximo presidente da Casa. Quem deve assumir o comando da Corte é o vice-presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, o mais antigo ministro da Casa que ainda não passou pela presidência. Também será definido o nome do novo vice-presidente. Pelo critério de antiguidade, o posto ficará com a ministra Cármen Lúcia. Barbosa, que tem 59 anos, poderia continuar no STF até completar 70 anos, idade em que se aposentaria compulsoriamente. Ao comunicar seu pedido de aposentadoria precoce, no fim de maio, o ministro, que foi relator do processo do mensalão, disse que o caso saía de sua vida. Na última sessão que presidiu, Barbosa disse que deixava o cargo com "alma leve". Ministro indicado durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa protagonizou discussões acaloradas na Corte no período do mensalão, processo que terminou com a condenação de quadros importantes do PT, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado José Genoino. Com seu futuro sucessor, Lewandowski, os embates foram diretos. Nas sessões, Barbosa acusou o colega de fazer "chicanas" no julgamento. No início deste ano, o presidente do STF cassou quatro decisões de Lewandowski, entre elas a que determinava análise imediata do pedido feito pelo ex-ministro José Dirceu, condenado no processo, para trabalhar fora do presídio da Papuda. BN

ITABUNA-BA: Assaltante bate recorde em 'assalto a ônibus'

Uma cobradora da empresa São Miguel reconheceu o assaltante que, em uma hora, roubou duas vezes o mesmo veículo no bairro Lomanto. Os casos, foram registrados no Complexo Policial de Itabuna, ontem à tarde (30). Segundo a cobradora, ela se assustou em ver o mesmo ladrão em curto espaço de tempo entrar no veículo e anunciar o assalto. Ela disse, em depoimento, que se conteve para não dizer: "De novo!". Um terceiro ônibus também foi assaltado ontem. No total, foram levados celulares e R$ 159,00. 

Menor assaltado no Jardim Primavera
A bandidagem não escolhe a vítima. Três homens, dentro de um veículo, abordaram um garoto de iniciais. F.N.., 17 anos, no Jardim Primavera. Um deles desceu do carro e exigiu que o jovem lhe desse dinheiro. Como não tinha grana, o adolescente teve que entregar, sob ameaça de agressão, o celular. O assalto ocorreu às 21h45 de ontem (30). Um boletim de ocorrência foi feito pelo pai do menino no Complexo Policial de Itabuna. Por 

Nordeste vai buscar tecnologia em Israel para enfrentar seca

Em meio à maior seca em 50 anos, o Nordeste busca em Israel, país referência na convivência com escassez de água, tecnologias para enfrentar a estiagem.

O governo do Ceará fecha detalhes para sediar uma fazenda-modelo de Israel. O objetivo é transferir tecnologia para produtores rurais.

Bahia e Ceará também estudam o uso de tecnologias israelenses para tratamento de água, como estações móveis. No caso do Ceará, a iniciativa ainda esbarra na liberação de recursos federais.

"Lá [Israel] chove muito menos do que no semiárido brasileiro, e a técnica de irrigação por gotejamento foi a solução", disse Sheila Sztutman, consultora econômica de Israel no Brasil.

Há lugares em Israel onde chove menos de 100 mm por ano, enquanto no semiárido brasileiro as chuvas vão de 200 mm a 800 mm/ano.

Na irrigação por gotejamento, a água é aplicada diretamente nas raízes das plantas, inclusive com fertilizantes, o que diminui o desperdício.

O país do Oriente Médio também usa estufas com ambiente controlado para cultivo, e seu sistema de gestão de águas monitora com rigidez perdas em tubulações.

"Enquanto no Brasil há Estados com 25% de perda de água no sistema, em Israel, quando esse índice chega a 2%, aciona-se um alarme para correção", disse Sztutman.

A ideia da fazenda-modelo é apresentar tais tecnologias aos produtores brasileiros, adaptando os equipamentos à realidade local.

Será a segunda fazenda-modelo do tipo em todo o mundo. A primeira foi implantada na Tailândia.

Segundo a Adece (Agência de Desenvolvimento do Ceará), que coordena a parceria, outras tecnologias agrícolas israelenses também deverão estar presentes na fazenda-modelo, como pecuária leiteira (genética e alimentação) e aproveitamento de energias renováveis na produção.

O terreno de 1.500 hectares do governo onde funcionará a fazenda-modelo fica em Quixeramobim, cidade do sertão a 216 km de Fortaleza.

A ideia é que o projeto, de custo ainda não definido, comece a ser implantado neste segundo semestre.

Para Israel, a iniciativa visa elevar as vendas de suas empresas ao Brasil. Já há companhias agrícolas israelenses no Brasil, mas com presença maior no Sudeste. Há interesse no Nordeste: uma dessas empresas, a Netafim, de irrigação, inaugurou fábrica em Pernambuco em setembro. Fonte: Folha de São Paulo/UOL

Doenças dos ossos e músculos levam a 38% dos afastamentos de trabalhadores

Doenças como artrite, artrose, traumas como fraturas, rupturas de ligamento, entre outros problemas relacionados aos músculos e ossos, as chamadas osteomusculares, são as principais causas de afastamento de trabalho em Salvador e municípios vizinhos segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social. Em relação a outros grupos de doenças, as osteoarticulares, como também são conhecidas, correspondem a 38% dos benefícios concedidos pela previdência. De acordo com Chefe do Serviço de Saúde do Trabalhador da Gerência Executiva do INSS Salvador, João Eduardo Pereira, desde 2005, o número de concessões de benefícios por doenças osteomusculares relacionadas a traumas subiu de 12% para 23,45%, que unido ao de problemas de inflamações e desgastes das articulações somam 38%. Tribuna da Bahia

PT LIBERA MAIS DE R$ 27 BILHÕES SÓ NO PRIMEIRO SEMESTRE

O valor é R$ 5,6 bilhões maior do que o montante investido no mesmo período do ano passado, quando R$ 21,9 bilhões foram aplicados.
Os valores utilizados no levantamento do Contas Abertas estão atualizados e consideram a inflação do período ( IGP-DI da FGV).
Os investimentos, orçamentariamente, dizem respeito à aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura), ou seja, em bens de capital. Sendo assim, as obras e a compra de equipamentos por parte do governo federal estão incluídas nesse valor.
O valor aplicado nos seis primeiros meses de 2014 é o maior desde pelo menos 2006. Em 2012 e 2011, os valores atingiram cerca de R$ 21 bilhões. Em 2010, que também foi ano eleitoral para presidentes, os investimentos foram de R$ 25,1 bilhões no primeiro semestre. Nos anos de 2009, 2008, 2007 e 2006, as aplicações foram de R$ 15,1 bilhões, R$ 13,3 bilhões, R$ 9,9 bilhões e R$ 8,4 bilhões, respectivamente. LEIA MAIS »

Sustentável: Economizar energia com calor da água do banho

Veja como ele funciona no vídeo: (em inglês) Foto: divulgação
Uma empresa canadense criou um aparelho que economiza energia ao reutilizar água quente do chuveiro.
O aparelho, chamado Ecodrain, usa a água que escorre pelo ralo durante o banho.

Ele aproveita o calor dessa água para ajudar a aquecer a água limpa que vai para o chuveiro, e assim diminuir os gastos do consumidor com energia elétrica.

Como funciona
O Ecodrain, cria um sistema paralelo de aquecimento no chuveiro. 
Ele é instalado entre o encanamento, que recebe a água já utilizada, e utiliza o calor para esquentar mais a água por um tubo de alimentação paralela que percorre o interior do aparelho. 

Uma vez aquecida, essa água se junta ao encanamento de alimentação principal do chuveiro. 
Segundo o springwise, o produto, criado e 2011, já está no mercado.

Ele funciona com qualquer tipo de sistema de aquecimento e pode economizar até US$ 250, cerca de R$ 550 por mês, baseado na conta de luz cobrada no Canadá.

O modelo mais barato custa US$ 439,95, cerca de R$ 970. Com informações do Estadão

Mãe confessa ter matado a filha de 6 anos durante ritual macabro

Uma dona de casa de 25 anos confessou em depoimento à Polícia Civil do Paraná, nesta terça-feira, ter participado do assassinato da própria filha, de 6 anos. Ela alegou que a morte foi decorrência de um ritual que incluia espancamentos frequentes contra a criança. Vanessa Aparecida Ramos do Nascimento alegou que as surras eram parte de um plano espiritual de Deus. E que a garota era possuída por demônios. O crime foi cometido com a ajuda de Giulia Albuquerque, amiga de Vanessa. As duas indicaram à polícia onde o corpo estava enterrado. A ossada da menina Maria Clara Zortea Ramalho, que estava desaparecida desde o início de março, ainda está no Instituto Médico Legal (IML) de Cascavel e deverá ser liberada somente após os resultados do exame de DNA, o que deve levar dois meses.
"Ela (Giulia) dizia que Deus tinha um plano na minha vida e que Deus ia mudar a minha história, que eu ia ter marido, prosperidade e toda essa história, só que para eu receber isso tinha um plano espiritual que eu tinha que fazer. E esse plano era corrigir os meus filhos e que se eles fizessem alguma coisa errada tinham que ser castigados. Eles tinham que apanhar", relatou Vanessa. No dia do crime, a menina, que já havia sido espancada, foi colocada ainda com vida no porta-malas do carro durante a madrugada como um processo de purificação. Pela manhã, Vanessa pediu para Giulia que a retirasse, mas ouviu da amiga que "Deus quer que ela fique um pouco mais" e que ela deveria ficar mais tempo para ser purificada.

Banco aprova US$ 200 milhões para serem aplicados em saúde na Bahia

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou empréstimo de US$ 200 milhões para fortalecer o sistema de saúde da Bahia, com foco na região metropolitana de Salvador buscando reduzir a prevalência doenças crônicas que vem afetando às populações mais vulneráveis. A região metropolitana de Salvador possui quase quatro milhões de habitantes e nos últimos anos, enfrenta problemas associados à transição demográfica e epidemiológica. Observa-se um rápido envelhecimento da população; o número de pessoas com mais de 50 anos duplicou entre 1980 e 2012. Há também um aumento dos fatores de risco e incidência de doenças crônicas. Em 2010, 40% da população de Salvador apresentava sobrepeso e em 2012, 42% das mortes na região metropolitana foram causadas por problemas cardiovasculares ou câncer, afetando especialistas aos mais pobres. Leia mais AQUI.

ITABUNA-BA: Imóveis do projeto “Minha Casa, Minha Vida” estão sendo alugados e vendidas por proprietários

O blog Azulzinho Notícias informa que está recebendo denuncias de que muitos imóveis do projeto do governo federal “Minha Casa, Minha Vida” estão sendo alugados e vendidas por proprietários sorteados em Itabuna. Enquanto isso acontece, muitas pessoas que precisam de uma moradia digna estão sem um teto, ou morando debaixo das pontes, em condição desumana, como àquelas famílias que estão, neste momento, sobre a ponte Calixto Midlej Filho que dá acesso a Vila Zara e Bairro da Conceição. “Os moradores” desses conjuntos residenciais (Pedro Fontes l e ll, Parque América e outros) que cometem esses ilícitos são geralmente os cabos eleitorais de políticos que, ai, estão no poder. Geralmente, essas pessoas, já tinham imóveis! É caso de polícia, é caso de cadeia! É bom que a Caixa, ou a quem de direito tome uma providencia. A Lei do contrato, afinal de contas, tem que ser obedecida!

Aposentadoria de Joaquim Barbosa deve ser publicada nesta quinta

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, não voltará à Corte após as férias, que acabam amanhã. De acordo com a assessoria da Corte, a aposentadoria de Barbosa será publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira. Na segunda-feira, em um comunicado no Diário da Justiça Eletrônico, Barbosa anunciou que o processo de aposentadoria já está na fase final e marcou para sexta-feira (01/08) a eleição do próximo presidente do tribunal.
A expectativa é que os ministros escolham o atual vice-presidente, ministro Ricardo Lewandowski, e a vice seja a ministra Cármen Lúcia. A sucessão costuma seguir a ordem de antiguidade.O pedido de aposentadoria de Barbosa foi enviado ao Ministério da Justiça no início de julho. Dias depois, ele adiou a saída do cargo para agosto. Com a saída do STF, o mandato de presidente, que iria até novembro, também será encerrado. Barbosa, que tem 59 anos, poderia atuar como ministro no órgão até completar 70 anos – idade limite na qual os servidores públicos são aposentados compulsoriamente.

Três em dez policiais no Brasil 'já sofreram abusos na própria polícia'

Três em dez policiais no Brasil 'já sofreram abusos na própria polícia'

Um estudo realizado com cerca de 21 mil policiais em todo o Brasil revelou que quase 30% deles já foram vítima de abusos físicos ou morais em suas instituições – parte deles, durante o treinamento policial. Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, a violência dentro das instituições policiais colabora para que os agentes da lei reproduzam esses abusos contra setores menos favorecidos da sociedade... Leia Mais

Projeto aumenta pena para diretor de presídio que permitir acesso de preso a celular


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6701/13, do deputado Fabio Reis (PMDB-SE), que aumenta a pena para o diretor de penitenciária ou agente público que deixar de cumprir seu dever de vedar o acesso do preso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei2.848/40) prevê detenção de três meses a um ano para esse crime. A proposta prevê pena de reclusão de dois a quatro anos mais multa.

Para o autor do projeto, a pena prevista hoje é “irrisória”. “Essa modalidade de crime não é uma ação de menor potencial ofensivo”, afirma Fabio Reis. “O acesso de presidiários à comunicação fragiliza a punibilidade e põe toda a sociedade em perigo, já que criminosos de alta periculosidade, apesar de cumprindo pena, estão livres para comandar suas facções criminosas de dentro do presídio”, complementa.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário. Fonte:Agência Câmara