> TABOCAS NOTICIAS : Empresa de arquitetura em Pequim cria casa na árvore sem pregos ou parafusos

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Empresa de arquitetura em Pequim cria casa na árvore sem pregos ou parafusos

Normalmente, é essencial usar pregos, parafusos, martelos e tábuas de madeira para construir uma casa na árvore. No entanto, uma empresa de arquitetura chamada Penda, com sede em Pequim, na China, projetou um modelo de casa que não utiliza qualquer uma dessas coisas. A construção exige apenas cordas e hastes de bambu.
O design conceitual recentemente ganhou o segundo lugar na categoria de projeto de arquitetura do ano, no A’Design Awards. A casa, no entanto, ainda não foi construída, mas o protótipo, mostrado em um pequeno modelo, já revela os detalhes do sistema de bambu modular.
O projeto está sendo chamado de “Rising Canes”, uma vez que os canos de bambu seriam empilhados uns em cima dos outros para formar a casa. Espera-se que modelos maiores sejam construídos em Pequim, em um lugar onde cerca de 20 mil pessoas poderiam viver. Para isso, seriam utilizados bambus reciclados e de origem local, provocando pouco impacto ambiental, de acordo com a equipe.
As hastes de bambu seriam presas com cordas, ao invés de pregos, para formar as articulações. Oito dessas hastes iriam compor o que os criadores chamam de “nó”, que, colocados em série, seria usado para criar as paredes de bambu entrelaçados.
Já o piso seria feito de hastes dispostas lado a lado. Esse sistema modular permitiria que novas camadas fossem construídas separadamente, para depois serem adicionadas à estrutura. Conforme mais camadas de bambu fossem adicionadas, a casa na árvore poderia funcionar como um complexo de pequenos apartamentos, com cerca de 3 metros de altura.
Ao contrário dos edifícios convencionais, o design da construção permitiria que as plantas locais crescessem de forma natural sobre os apartamentos. E, pensando além da sustentabilidade já proporcionada pela invenção, os criadores pretendem plantar para cada colmo de bambu utilizado na construção, mais dois, criando uma floresta de bambu em torno do complexo.
De acordo com a Penda, o sentimento de deixar a vida na cidade e conectar-se a natureza, “foi a força motriz” do projeto.

Segundo eles, cerca de 20 famílias serão capazes de morar no primeiro edifício quando concluído – o que eles esperam que aconteça nos próximos anos. Em 2023 a estrutura seria expandida em um complexo de mais de 100 hectares. Para saber mais sobre o projeto, confira o vídeo: https://vimeo.com/100313075

Nenhum comentário:

Postar um comentário