> TABOCAS NOTICIAS : 20 de janeiro,dia nacional do farmacêutico brasileiro

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

20 de janeiro,dia nacional do farmacêutico brasileiro

Hoje, comemora-se em todo o Brasil, o dia do farmacêutico, um profissional de formação completa e complexa, mas que, ao nosso ver, ainda é pouco aproveitado por gestores da saúde pública brasileira, o que infelizmente traz prejuízos econômico e para a saúde da população.

A formação farmacêutica abrange diversas áreas do conhecimento. Além de extensa carga horária nas disciplinas comuns a muitos cursos da área da saúde, tais como anatomia, fisiologia, histologia, patologia, entre outras, a formação exige conhecimentos em outras áreas, que também se fazem imprescindíveis, como física, matemática, química, biologia e muitas outras disciplinas do conhecimento específicos da profissão, como farmacologia, toxicologia entre outras. Esta formação, o habilita a atuar nas áreas de medicamentos, análises clínicas e toxicológicas,análises de alimentos entre mais de 70 outras áreas.

Mais da metade dos exames laboratoriais do país, são realizados pro farmacêuticos. Aqui no Piauí, se destacam na área da formação profissional, pois os professores com formação na área da farmácia, estão entre os mais pós-graduados do estado (mestres e doutores). Destacam-se também na área da farmácia hospitalar, nas farmácias de manipulação, na farmácias comunitárias integrantes das redes e nas de propriedade de farmacêuticos. MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário