> TABOCAS NOTICIAS : Espécie de pepino-do-mar é considerado prato gourmet na China, Japão e Coreia

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Espécie de pepino-do-mar é considerado prato gourmet na China, Japão e Coreia

Se um dia você estiver passeando por um dos mercados de peixes da Coreia do Sul, Japão ou China, não deixe de prestar atenção aos pequenos e desconhecidos animais expostos nas prateleiras. Embora a aparência deles evoque o contrário, eles de fato fazem parte de pratos bem apreciados pelos locais.

Este é o caso de uma espécie de pepino-do-mar conhecida cientificamente como Urechis unicinctus. 
Bem servida em restaurantes asiáticos, a espécie habita águas pouco profundas, como planícies e túneis construídos na areia, podendo ser colhida durante as marés baixas.

Considerado um prato gourmet na China, Japão e especialmente na Coreia, onde é preparado como uma forma de sashimi, ele é servido cru, com apenas sal, óleo de gergelim ou vinagre. E o processo de preparação é bem simples. Basta retirar os vermes que vivem ali dentro e remover as cercas espinhosas localizadas nas extremidades do animal. Depois disso, o saco muscular resultante é lavado e cortado em pequenos pedaços para ser servido com o molho de preferência.

Um turista não identificado, que resolveu experimentar a iguaria, afirmou que, “enquanto não preparada, ela mais se parece com uma deliciosa salsicha. No entanto, após o cozinheiro manipulá-la, fica com a aparência de um verme liso e rosa, ou uma língua. Mas, o sabor é surpreendentemente agradável”.

“Curiosamente, este verme incomum era delicioso e não causou qualquer sensação negativa, apesar do fato de que os pedaços dele ainda se contorciam no prato“, acrescentou.

Além de cru, ele pode ser servido cozido ou frito. Na China, por exemplo, onde também é bem aproveitado pela medicina tradicional, ele é servido frito e acompanhado de legumes, ou triturado e utilizado como realçador de sabor. [ Offigeno ] [ Fotos: Reprodução / Offigeno ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário