> TABOCAS NOTICIAS : Morre Duque, treinador que fez sucesso em grandes times do Brasil

domingo, 16 de julho de 2017

Morre Duque, treinador que fez sucesso em grandes times do Brasil

Nos anos 60 e 70 ele dirigiu grandes clubes como Corinthians e Fluminense, mas passou por clubes baianos e pernambucanos
por Agência Futebol Interior / Rio de Janeiro, RJ, 16 – Faleceu neste domingo, no Rio de Janeiro, um dos treinadores mais badalados no futebol brasileiro nos anos 1960/70: Duque, que estava com 91 anos e que dirigiu times importantes como Corinthians e Fluminense-RJ.

Batizado Davi Ferreira, Duque nasceu em Belo Horizonte em 15 de maio de 1926 e foi um vigoroso zagueiro nas décadas de 1940/50 jogando no Cruzeiro-MG, Vasco-RJ, Canto do Rio-RJ e Fluminense-RJ e depois, ao encerrar a carreira, passou a ser um requisitado treinador.

Duque morreu aos 91 anos no Rio de Janeiro
Até os dias de hoje, Duque é tido como um dos melhores técnicos do futebol pernambucano, tendo conquistado vários títulos estaduais com as três equipes grandes de Recife: Náutico, Sport e Santa Cruz.

TREINADOR MACUMBEIRO...
Duque também ficou famoso por pedir apoio a seus orixás antes de jogos importantes e seu estilo místico fez a imprensa chamá-lo de "treinador macumbeiro". 

O sucesso nos times nordestinos abriu espaço para Duque nos grandes times do eixo Rio-São Paulo, tendo dirigido o Fluminense, tendo sido foi campeão carioca em 1973 e o Corinthians, onde teve ótima passagem. 

No lendário título paulista de 1977, foi Duque quem montou a equipe do Corinthians, tendo dirigido vários jogos da equipe que terminou campeã paulista nas mãos do técnico Osvaldo Brandão. Duque foi demitido após o Corinthians perder de 3 a 0 para o Guarani, no Morumbi, na estreia do craque Palhinha.

TREINADOR DA INVASÃO CORINTIANA NO MARACANÃ EM 1976
Ainda no Timão, era o Duque o treinador no histórico jogo contra o Fluminense, em 1976, na famosa invasão corintiana no Maracanã, pelas semifinais do Campeonato Brasileiro. O Corinthians venceu nos pênaltis, mas acabou perdendo a decisão do título para o Inter-RS.

Depois de dirigir importantes equipes brasileira, Duque foi ganhar dinheiro no Oriente Médio e foi um dos primeiros profissionais do Brasil a trabalhar em equipes da Arábia Saudita. 

DUQUE FOI CAMPEÃO BRASILEIRO ATÉ NO OLARIA
Em 1981, já quase encerrando a sua carreira, deu um título inédito ao Olaria-RJ, levando a modesta equipe do subúrbio carioca ao título de Campeão da Taça de Bronze do Campeonato Brasileiro, equivalente hoje a Série C.

Duque estava afastado do futebol fazia cerca de 30 anos, tendo fixado residência no Rio de Janeiro, onde tinha uma vida confortável e tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário