> TABOCAS NOTICIAS : Cratera aparece em fazenda no interior de MG e intriga moradores

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Cratera aparece em fazenda no interior de MG e intriga moradores

René Moreira, Especial para o Estado*Divulgação/Prefeitura de Coromandel
Cratera que se formou em uma fazenda no interior de Minas Gerais, cerca de 30 km de Coromandel
Uma cratera gigante que se abriu em uma fazenda no interior de Minas Gerais, a cerca de 30 km de Coromandel, intriga os proprietários do local e moradores da região. O buraco, em forma de funil, tem cerca de 20 metros de diâmetro.

Pesquisadores acreditam que se trate de uma dolina, formada pelo desabamento de grutas subterrâneas. A cratera está na Fazenda Santa Cruz e surgiu entre os dias 5 e 6 de novembro.

Moradores dizem nunca ter visto nada igual na região. Pela internet, se multiplicam teorias sobre a origem da cratera. Uma das explicações difundidas é a de que um meteorito teria caído no local. Já alguns moradores atribuem o ocorrido às ações de mineradoras na região, que tem jazidas de calcário.

O secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Coromandel, Renato Sucupira, diz ter ido ao local para "verificar a real situação", mas alega que foi informado "que o local está interditado" e "sem permissão para entrada de terceiros".
Explicação

Segundo o professor de geologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Adriano Rodrigues dos Santos, que esteve no local, trata-se de um fenômeno parecido com o "Buraco de Cajamar", como ficou conhecida a cratera que se abriu na Grande São Paulo no ano de 1986 e engoliu oito casas. "A diferença é que agora isso aconteceu na área rural", explicou.

Santos afirma ser raro, mas que pode ocorrer. "É como se houvesse uma caverna embaixo do solo e ela se abriu". Para o especialista, o fato de ser uma região de calcário colaborou para que isso ocorresse, mas não há relação com as mineradoras.

O professor descartou ainda a possibilidade de um meteorito ter provocado o buraco. "Se você observar as fotos verá que a terra está desmoronando para dentro da cratera. Se ela fosse causada por um objeto que caiu, a borda seria externa". Ele confirmou a interdição da área devido ao risco de o buraco aumentar e para evitar acidentes com animais e curiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário