> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Cai índice de Infestação do Aedes aegypti

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

ITABUNA-BA: Cai índice de Infestação do Aedes aegypti

Itabuna registrou uma queda de 8% no índice de infestação do Aedes aegypti, caindo dos 23.3% para 15.3%. O resultado foi divulgado pelo Departamento de Vigilância Sanitária da SMS, depois de concluído o Levantamento do Índice Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA Nacional), realizado nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro no município.

O coordenador de combate as endemias da Vigilância Sanitária, Roberto Góes, disse que apesar da redução, não dá para se comemorar, pois o número ainda não é o esperado pela Secretaria de Saúde. Entretanto, afirmou que os Agentes de Endemias continuam trabalhando diariamente, em todos os bairros da cidade, para o combate e o controle do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus.

Ele disse que as ações da Secretaria de Saúde serão intensificadas ainda mais a partir de agora, em função do calor, típico da estação do ano e das chuvas que tem caído na região nesse período, considerados fatores propícios para a proliferação do mosquito.

O coordenador lembra também que a participação dos moradores do centro e de cada bairro de Itabuna, bem como das empresas e em especial os meios de comunicação, será decisiva para que os números do LIRA continuem a cair, como vem acontecendo, só assim será possível evitar que o município enfrente nova epidemia de arboviroses provocadas pelo Aedes aegypti, a exemplo do que ocorreu no ano passado.

“O prefeito Fernando Gomes e a secretária de Saúde Lísias Miranda tem cobrado empenho das equipes de combate e controle das endemias e garantido condições para que o trabalho seja feito de forma adequada e sem interrupção”, concluiu o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário